Dia 13 de Maio é celebrado o dia da Abolição da Escravatura no Brasil. A Lei Áurea, sancionada pela Princesa Isabel em 1888, marcou o fim oficial da escravidão. No entanto, a abolição não trouxe automaticamente a igualdade social e econômica para a população negra, que continuou a enfrentar desafios e discriminação.
Embora esta data seja celebrada como um marco histórico no Brasil, precisamos enfatizar que a abolição trouxe consigo momentos de escuridão para a comunidade negra, a falta de medidas eficazes para a integração dessas pessoas na sociedade resultou em novas formas de marginalização e segregação.
Esta data nos traz um momento de reflexão sobre as atrocidades que aconteceram no tempo da escravatura e a busca incansável por igualdade e justiça. 13 de Maio não representa somente a abolição da escravidão, mas sim um momento de luta pela cidadania e pela garantia de direitos iguais.
Qual a importância da escola trabalhar esta data?
O papel da escola é fundamental na construção de indivíduos críticos promovendo reflexões sobre a história da escravidão. Pode-se utilizar essa data como um ponto de partida para discutir a história de luta contra a escravatura no Brasil, suas causas, consequências e o impacto que teve na formação da sociedade brasileira.
É possível realizar projetos integradores, palestras, rodas de conversas que abordem temas como: a escravidão, lei áurea, luta por cidadania, racismo e dentre outros. É fundamental que a escola seja um lugar de conversas abertas e que todos possam participar ativamente das discussões.